1 de fevereiro de 2012

Sobre Procrastinar

Procrastinar. É uma bela palavra, não é? Procrastinar. Amo tudo o que ela proporciona e odeio suas implicações. É uma palavra mais ou menos como Defenestração. Ao mesmo tempo em que ausente de nosso vocabulário, presente em nosso cotidiano.

Se você ainda não sabe o que é procrastinar, eu vou explicar. Você tem que estudar para aquela prova terrível que vai ter. Mas, ao invés de encarar logo a matéria, você adia, fazendo todas as outras coisas possíveis, menos a que você realmente tinha de fazer.

Como por exemplo: Dar uma olhadinha no seu blog e no blog alheio – afinal, você tinha mesmo que retribuir aquela visita –, entrar rapidinho no facebook – apenas para ver as últimas notificações –, pintar a unha – você só vai passar uma base! – , ir a lua – você sempre quis ver a terra do espaço, parece o momento perfeito pra isso –, ouvir a última versão de “Ai seu te pego” de Michel Teló – okay, agora eu exagerei. Enfim, deu pra entender certo? E agora, quem nunca procrastinou que me atire a primeira pedra!

Como já dizia Scarlet O'Hara: "Amanhã é outro dia". E com um novo dia vem novas tarefas, novas coisas pra fazer, novos motivos pra procrastinar... e aquilo que você tinha que fazer ontem vai sendo empurrado para um futuro próximo. Futuro próximo. Garante você.

O problema de procrastinar é que apesar de proporcionar um presente mais prazeroso e cômodo, não impede o amanhã – daquela famosa frase: “Não deixe pra amanhã, o que você pode fazer hoje.” – de chegar. É aí que percebemos que não vale a pena procrastinar. E então prometemos a nós mesmos que a partir de agora não deixaremos mais as coisas para o “amanhã”. Mas a verdade? Você e eu. Nós também vamos procrastinar essa promessa.

5 comentários:

  1. Perfeito a sua postagem. Lembro de um livro que li que se chamava Positivamente Irracional. O autor fala que deixamos de realizar atividades que não proporcionam prazer no presente, pensando que faremos no futuro. Ou seja, troca-se, bem-estar no presente pela promessa do futuro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Éli tudo bem?
    Menina gostei do seu texto e do seu modo bem claro de expor suas idéias. Legal!

    A vida é tão corrida que a gente tem mesmo vontade de ir deixando tudo pra depois... Mas depois a gente vai ter que correr mais ainda, hahahahahahhahahaha. É um beco sem saída!


    Valeu pela visita lá no meu blog. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Mais essa ! Seria melhor a falta de léxico a adicionar mais essa no meu vocabuláriO. Procrastinar...
    Vivo procrastinando, defenestrando minhas ideias e é por isso que sempre que posso visito esse blog.
    Para me certificar de que alguém está fazendo o certo , me sinto menos frustrada por você não desistir. Um abraço.
    S.

    ResponderExcluir
  4. Eu é que sei! Vivo procrastinando tudo na minha vida... Hábito que eu sei que deveria mudar. Tomara que um dia eu consiga cumprir essa promessa.

    ResponderExcluir
  5. O problema é que nos acomodamos demais, em diversas situações e vamos adiando, adiando muitas coisas que pareciam ser simples,e com o hábito de procrastinar, ficaram bem amplas.

    ResponderExcluir

Nada de jogar as suas opiniões pela janela!
Comentários são sempre bem vindos. Se expresse, mas seja respeitoso.

Beijo da garota que não defenestra ideias.