16 de setembro de 2011

Sobre ser diferente


O que é ser diferente no mundo de hoje? É ter um cabelo moderno com cores nada convencionais? É ter um monte de piercings espalhados pelo rosto? É não escutar o que a maioria escuta? Ou é ter um estilo que não segue a moda? A maior parte da nossa sociedade se tornou tão orgânica que coisas que antes eram consideradas completamente absurdas se tornaram, para a maioria das pessoas, comuns.
Eu encaro a sociedade como um rio de correnteza rebelde, dessas que se você se distrai por alguns segundos, sem perceber vai parar à uma grande distância de onde estava. Nós vivemos nesse rio, no entanto, podemos escolher. Seguiremos a correnteza ou lutaremos contra ela? Se deixar levar é a escolha mais provável, e também a mais fácil, afinal, você é carregado pela água, nem ao menos precisa nadar. É claro que isso pode fazer com que se esbarre em coisas desagradáveis. Coisas que você não gosta, mas que tem de aceitar para conseguir continuar seguindo a correnteza e não ficar pelo meio do caminho.
Poucos escolhem lutar contra corrente, e o por quê é bem obvio: não é fácil. Vai ser atropelado algumas vezes, vai engolir um pouco de água, vai sentir seus braços e pernas cansados e até vai ser levado pelo rio de vez em quando, mas no fim de tudo, pode chegar a um lugar seguro: A margem.
 A sociedade nos conduz a sua própria conveniência. Alguns, entretanto, escolhem ser diferentes da maioria, por não se deixar levar pela correnteza. O problema é quando o ser “diferente” se torna apenas um meio de ter seus quinze minutos de fama, de ter destaque. Então ao invés de ser diferente porque é isso que são, as pessoas passam a ser “diferentes” para serem notadas, criam um perfil e o expõem para quem quiser ver, essa é a questão, não preciso que você mostre pra mim o quão diferente você é. Você não é um produto e eu não preciso que me convença a comprá-lo. Eu quero conhecer a pessoa, e não o estereótipo que criou.
 Se você gosta de sorvete de baunilha e a maioria prefere o de chocolate, ótimo. Mas se você prefere o de chocolate como a maioria, ótimo também. Porque é isso que você gosta. E esse é o fato curioso sobre não se deixar levar pelo rio, sobre ser diferente. Ser diferente não é ter sempre gostos e opiniões diferentes de todos, é ter simplesmente a sua própria opinião, independente de ser comum, ou não. 
Sendo assim, pra mim, ser diferente é colocar Deus em primeiro lugar na vida, é amar minha família e amigos, é escrever, ser nerd e assisti filmes antigos. É gostar de séries e ser uma devoradora de livros. É ser criativa, é sorrir, porque é isso que eu sou e serei mesmo que ninguém mais no mundo seja. E pra você, o que é ser diferente?

4 comentários:

  1. Voltou a postar!! *------* rsrs
    Luud, que legal esse texto!!
    Parabéns mais uma vez!! rs :P

    ResponderExcluir
  2. Fiquei fã...texto simples e direto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, dê uma passadinha no meu escritório: http://fagocitandosp.blogspot.com/

      Excluir
  3. Estava procurando um texto sobre 'O que é ser diferente' e a maioria só falava sobre fugir dos padrões da sociedade. O seu mostra exatamente o que vejo: Cabelos coloridos, roupas 'descoladas', geeks e por ai vai, também se tornaram produtos, por isso faço minhas suas palavras: "Você não é um produto e eu não preciso que me convença a comprá-lo. Eu quero conhecer a pessoa, e não o estereótipo que criou". Ótimo post! ; )

    ResponderExcluir

Nada de jogar as suas opiniões pela janela!
Comentários são sempre bem vindos. Se expresse, mas seja respeitoso.

Beijo da garota que não defenestra ideias.