2 de dezembro de 2012

Sobre o nascimento das ideias


Uma ideia é como um vírus. Resistente. Altamente contagioso. A menor semente de uma ideia pode crescer para definir ou destruir você. 
- Inception

Tem ideia que nasce diferente. Às vezes vem de mansinho, de modo sorrateiro, e de tão devagar, a gente acaba aceitando, acolhendo, abrindo espaço. Deixando fluir e se acomodar. É perfeita, essa ideia, ela se molda e se encaixa. Felicidade, ela traduz. Felicidade branda e terna, quase um abraço. Calmamente, é fixada, e se torna semente, que se torna palavra.

É quase sempre muito simples, essa ideia, e é por ser tão encoberta de simplicidade que dificilmente a percebemos. Na verdade, é ela que nos escolhe, e sua seleção é muito rígida, porém, muito justa. Ela só escolhe os capazes de compreender que sua beleza reside justamente em sua simplicidade. Os outros não a entenderiam. Modificariam a sua essência, fariam perguntas que não seriam capazes de responder. E no final, a abandonariam, julgando-a complicada demais. Não se tornaria semente, muito menos palavra.

Essa ideia nasce e vive assim, confortável dentro da alma, mas existem outras que não. Como aquela ideia. Aquela que não nasce, que invade. Ela não pede licença para entrar, chega de repente, é espaçosa e se faz notar. É uma explosão, essa ideia, que se expande, que faz barulho, e tira tudo do lugar. Egoísta e prepotente. Não sabe o significado da boa convivência e quer toda as atenções e emoções centradas nela. 

Ela é incrível, majestosa, e sabe disso. Vaidosa. Bagunça a gente, essa ideia. Bagunça tudo. Mas não tem jeito. Se ela nasce, você se apaixona por ela. Ninguém resiste. É sedutora e meio insana. Sempre um artigo definido. Definidíssimo.  É como um vírus, se aloja e prolifera. Daí a necessidade de botar pra fora, de combater. São esforços inúteis. Ela é impossível de conter. Impossível não se render. Ideia assim, é bom saber, não morre, só adormece. E quando acorda, enlouquece. Assumiu o controle. 

Tem ideia que nasce diferente. Às vezes causa paz, às vezes causa tumulto. Às vezes humilha, e em outras vezes, é motivo de orgulho. Mas sinceramente, como vai surgir, não importa muito. Contanto que nasça. E  claro, que no fim, a ideia se torne palavra.

12 comentários:

  1. A maioria das minhas ideias é do tipo que invade, que bagunça, que me enlouquece. E eu quase sempre as transformo em palavras. Porque senão eu piro e morro sufocada com tantas ideias borbulhantes dentro de mim.

    Adoro seus textos, de verdade. Seus escritos têm um q de poéticos, de filosóficos, de... encantadores.

    Ah, que coisa legal, você tá lendo "O poderoso chefão"? E aí, tá gostando?

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo completamente Erica, quando não consigo colocar uma ideia pra fora é sufocante.

      Beijos.

      P.S.: Amei o livro.

      Excluir
  2. Bonitas palavras Mallu! Fiquei maravilhado!
    Bjs de Portugal!

    ResponderExcluir
  3. E não há muito espaço pra meios termos nesse processo, né :)
    Ótimo post, mana. Até mais ;*

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mallu.
    Excelente texto; é bem assim que as ideias surgem, independentemente de nossa vontade, elas se alojam em nossa mente, vão tomando forma e criam vida própria.
    Sobre o final de Inception, não importa se o pião cai ou não, já que ele não era o totem de Cob (que era sua aliança de casamento), e sim o da Mal.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Jacques, quem somos nós contra o poder que uma ideia pode ter, não é?
      Quanto ao filme, é a primeira vez que penso desse modo. Incrível!

      Excluir
  5. Se você fosse defenestrar essa ideia, eu ia correndo pra debaixo da janela, de braços abertos, pra fazer essa ideia cair, nascer e crescer em mim, para que eu mesma pudesse transforma-la em palavra.

    Muito bem escrito, e de uma poesia sem fim. Lindo mesmo, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luísa. O importante é semear a ideia e fazê-la crescer, independente de quem a transformará em palavras.

      Excluir
  6. Queria ter uma dessas ideias.Estou sentindo falta...
    ~b l o g~ • • • FanpageTwitterGoogle+

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto vc escreve muito bem e com uma otima sensibilidade parabens cada vez encantado com os seus textos .

    ResponderExcluir

Nada de jogar as suas opiniões pela janela!
Comentários são sempre bem vindos. Se expresse, mas seja respeitoso.

Beijo da garota que não defenestra ideias.