8 de março de 2012

Sobre ser ansiosa

Sou uma pessoa extremamente ansiosa. Pronto. Falei.

Em minhas veias, ao invés de sangue, corre ansiedade. E apesar da mudança, as veias continuam desempenhando bem o seu trabalho. Levando a nova “substância” para todos os cantos do meu corpo. Meu cérebro, meu coração... Até meu dedinho do pé é ansioso.

E não sei já percebeu, mas, para os ansiosos, o dia de amanhã é sempre mais importante do que o dia de hoje.  E o que vai acontecer à noite, mais interessante do que aquilo que estão fazendo no momento. Acho que posso traduzir isso do seguinte modo: 1) a mente do ansioso nunca para e 2) ela nunca está concentrada no que deveria.

Quem é intimo da ansiedade quer tudo no tempo presente, pois não aprendemos a conjugar certos verbos de outra maneira. O verbo querer, por exemplo, para nós só existe em um único modo: Quero. Geralmente acompanhado do exigente Agora. Quero agora. Assim mesmo.  Uma variação, um pouco mais frouxa é o: Quero Hoje. Mas para os ansiosos em demasia até o dia pode ser longo demais.

No entanto – e só aqueles ansiosos conscientes de seu defeito conseguem perceber este fato – nem sempre as coisas podem acontecer agora.  E o tempo, se faz necessário. Não dá pra querer ver o nascer do Sol no meio da noite. Ou o arco-íris antes da chuva. Assim como é importante respeitar o tempo da natureza, é importante respeitar o nosso próprio tempo. O tempo da nossa natureza.

Quando apressamos as coisas, elas tendem a chegar mais rápido, mas também, a acabar mais rápido. Dificilmente estamos preparados para as coisas apressamos. É claro que às vezes, pessoas gentis nos fazem o favor de apressar as coisas pra nós, e quando isso acontece até mesmo o maior dos ansiosos reclama da pressa. Nesses casos a nossa natureza é obrigada a se adaptar. E como sempre, os mais fortes sobrevivem.

O tempo da minha natureza ainda está um pouco desregulado. E o querer está fora do lugar. Como todo bom ansioso, nunca gostei de conjugar verbos. Nunca aprendi a transpassá-los corretamente entre o pretérito, o presente e o futuro. Porém, como todo bom ser humano, não deixo as minhas falhas se entrincheirarem dentro de mim.  E os erros se acumularem de tal modo que – por causa do peso que eles assumem – passa a ser impossível aceitá-los. Sou ansiosa sim, estou consciente disso. E nós só podemos lidar com o que, primeiro, aceitamos.


Já tentou atravessar uma pista movimentada antes do sinal fechar só porque está ansioso para chegar ao outro lado? Para o seu próximo compromisso? Para a próxima etapa da sua vida? Talvez você também seja ansioso demais. Já parou pra pensar nisso? Se for, cuidado. Ansiedade mata. Por dentro e por fora.


"Portanto, nunca estejais ansiosos quanto ao dia seguinte, pois o dia seguinte terá as suas próprias ansiedades. Basta a cada dia o seu próprio mal." (Mateus 6:34)

11 comentários:

  1. Eu sei muito bem do que você escreveu, eu sou ansiosa, em demasia, é um caso sério, eu sei, e a parte "O verbo querer, por exemplo, para nós só existe em um único modo: Quero. Geralmente acompanhado do exigente Agora." É eu, totalmente. E eu sei desse meu defeito, tento controlar, relaxar, por que fico sempre pensando naquilo que quero, o tempo todo e me desconcentro fácil ou não consigo fazer outras coisas. Mas tudo tem seu tempo e não posso conseguir tudo que quero agora.

    É, ansiedade mata mesmo, muito mais por dentro.
    Vamos nos controlar com ela :/

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi L!
    Não sou ansioso assim, mas às vezes penso mais no depois do que no agora. Acho importante o ansioso saber que o é, pois dessa maneira é mais fácil controlar, como você disse.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. OMH! Encontrei alguém que entende o sentimento de uma pessoa ansiosa, eu sou e MUUUITO, por conta disso desenvolvi Tricotilomania, mas hoje me controlo.
    Semana que vem estou preste á fazer provas no ramo musical, ou seja a ansiedade começou a tomar conta ¬ ¬.

    Seu post me trouxe paz!

    Adorei aqui, ti sigo ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui mais ansioso L. Realmente entendo o que sente e o que quis dizer com este post.
    O que falta aos ansiosos é disciplina e se auto-disciplinar nem sempre é uma tarefa fácil.
    Eu tenho conseguido, aos poucos, sem ansiedade,ahah... chegar lá.
    Espero que consiga também.
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto sobre ansiedade, mas garanto que vc não é mais ansiosa do que eu, a ansiedade é a irmã mais nova da bipolaridade e elas andam de mãos dadas, o pior é que não adianta nada. O texto da Bíblia que vc colocou é um exemplo disso, e Jesus sabia o que tava dizendo! Também tem a Lei de Murph o que tem de dar errado vai dar errado, não adianta a gente ficar "se escabelando". Quando eu aprender a me controlar eu te aviso (kkkkkkk). Bjão

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!Bom dia!
    Bem! ...eu tenho TOC... apresento obsessões ou compulsões repetidamente...no meu caso,
    as compulsões são atos repetitivos para tentar aliviar a Ansiedade trazida pelas obsessões! Então já viu né!
    Bom final de semana!
    Bye

    ResponderExcluir
  7. Eu sei bem do que vc falou no teu texto, L ...( éle de Lucia? As Lucias são ansiosas ..rssss) Quando adolescente, e depois, até num período da juventude que afinal não está tão longe assim, ( heheh) eu sofri de ansiedade, igualzinho vc falou...Mas, o tempo,ah, o Dr tempo, com seu bisturi inevitável, operou em meu cerebro uma mudançazinha, eprescreveu-me um antidoto pra cura, que tem feito um bom efeito: a CONFIANÇA!
    Depois que comecei a trabalhar em mim mesma esse "remédinho" tão dificil de tomar, a tal ansiedade hoje deu lugar a serenidade, e a paciência de esperar...Bem, mas, vamos combinar, a tia Lu...aqui conta com apenas 58 aninhos, e já está em tempo, não? rss

    Gostei demais daqui, vou te seguir e voltar...
    Beijinhos serenos pra vc !!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mallu,

    O post está ótimo! Entendo a ansiedade como suor, frio,fome, sono, raiva, ou seja, ela sempre vai ter o lugar dela por aqui e não adianta remédio ou conselho. Todavia, entendo que com o tempo e maturidade, conseguimos domesticar melhor a sua intensidade. Vejo que ela também é irmã da intuição, logo, deixar quieta e não deixar ela levar parte da vida.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  9. Ansiedade deveria ser um dos meus sobrenomes, de tanto que faz parte de mim. Mas em contraste, sou também uma pessoa cautelosa. Então imagine a bagunça que deve ser minha mente. Fico na defensiva, ansiando os momentos chegarem e os fatos acontecerem. Pronta para enfrentar o que vier, suando frio. Sem querer esperar. Isso me desgasta aos poucos, mas eu tento me controlar. Pois como você disse, a natureza tem seu próprio tempo e devemos respeitá-lo. Mesmo o passar dos segundos seja torturador.

    Beijos. :)

    ResponderExcluir
  10. Ansiedade seria meu nome, mas, mamãe ficou pensativa se esse seria bem vindo e mudou para Joicy! Rá! Falando sério, agora... eu sou a personificação da ansiedade. Coisa de louco.

    Tenho feito muito para melhorar isso. Na TPM então, coisa de louco. MAs, vamos tentando lidar da melhor forma possível. Tenho obtido bons resultados, depois que comecei a me policiar!

    bjks

    ResponderExcluir
  11. Gostei MUITO do texto ;D
    Sou muito ansiosa tb, apesar de ter melhorado muito. E eu amo esse versículo do final ♥
    ;**

    ResponderExcluir

Nada de jogar as suas opiniões pela janela!
Comentários são sempre bem vindos. Se expresse, mas seja respeitoso.

Beijo da garota que não defenestra ideias.