18 de novembro de 2012

Sobre Marcos de Sousa



Marcos de Sousa possui uma forma muito especial de ver o mundo, e é sob esse olhar que ele escreve seus textos, principalmente suas poesias. Sim, Marcos é um poeta, tem um blog lindo e em breve lançará seu primeiro livro: Coração de vidro. Gostaria de conhecer um pouco mais sobre o vencedor do concurso “O que te inspira?”? Então confira essa entrevista que o Marcos deu para o Ideias Defenestradas.

1. Oi Marcos. Bom, começaremos do principio. Há quanto tempo você escreve? Como se apaixonou pela escrita?

Olá, Malu. Bem, eu escrevo há muito tempo. Porém, comecei a escrever mesmo, com o intuito de tornar-se escritor, há três anos. Foi por incentivo de uma professora que leu meus textos, apoiou-me e incentivou a divulga-los.

Na verdade, eu me apaixonei pela leitura e com ela, veio a paixão pela escrita. Infelizmente, me tornei um verdadeiro leitor já tarde. Eu estava na sétima série no ensino fundamental e fui obrigado a ler Machado de Assis. Foi paixão a primeira vista, ou, a primeira lida, como preferir.

2. Quais são os principais autores ou obras que influenciaram o seu modo de escrita?

A princípio, eu me inspirava única e exclusivamente no Machado. Foi meu primeiro amor. Depois, fui abrindo horizontes, conhecendo novos estilos, escritores e acabei apaixonando-me pela poesia. Daí em diante, os autores que mais me influenciaram foram Vinícius, Quintana e Drummond. Posteriormente, conheci Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu. Acabei por aderir aspectos da escrita deles, principalmente o subjetivismo de Caio e a atualização da “epifania” clariciana.


3. E se você pudesse conviver com seu escritor favorito por um dia, quem seria ele? E o que lhe perguntaria?

Essa é difícil. Escolher apenas um entre tantos que venero é quase maldade. Mas acho que eu escolheria o Caio, se ele estivesse ainda vivo, é claro. Talvez até não perguntasse nada. Acho que a emoção seria tanta que eu me calaria diante de seu talento e criatividade. Mas, se conseguisse esboçar palavras, talvez o perguntasse o que realmente o inspirava. De onde e como ele canalizava tanta profundidade e beleza.


4. Pelo que já vi no “O mundo sob o meu olhar” você prefere se expressar por meio da poesia. Por que?

Eu costumo dizer que, para contar um romance em prosa, é necessário escrever um livro. Para contar em versos, basta escrever uma poesia. A poesia é síntese. Cada verso contém um universo. Em cada refrão, tudo muda. Não querendo exaltar a poesia porque eu a escrevo, até porque também amo prosa, principalmente crônicas, mas a poesia e a prosa poética são o ponto máximo da subjetividade e beleza.

5. Falando a respeito da sua participação no concurso. Sua foto combinou perfeitamente com o seu parágrafo, qual a história por detrás dela?

Aquela foto foi tirada na manhã seguinte do meu baile de formatura. Após o baile de formatura, fui assistir o nascer do sol na praia que ficava em frente à casa de festas. A foto não foi combinada, foi tirada espontaneamente. Ela sempre foi uma das minhas preferidas. Até porque, acho o nascer do sol umas das poucas belezas restantes neste mundo.


6. Não posso deixar de falar sobre seu livro. Qual é a sensação de saber que em breve ele será publicado?

Sinceramente, ainda não sei. Ainda não “caí na real”. Desde que recebi o “sim” da editora, parece que minha vida virou um sonho. Não é um sonho virando realidade, mas o contrário: a realidade tornando-se um sonho. Muito mal comparando, acredito que deve ser a mesma sensação de ir ao espaço. Você conquista o que para muitos será impossível.


7. Afinal, sobre o que fala Coração de vidro? Gostaria de falar um pouco dele pra gente?

O livro “Coração de Vidro” é uma antologia poética, ou, um romance em versos, como eu prefiro chamar. Ele demonstra a transformação de uma vida, a metamorfose do ser após ser tocado pelas sutilizas do amor. O livro é divido em duas partes: “Brejo dos Corações” e “Coração de Diamante”. O objetivo é realmente demonstrar as duas fases da vida: o antes e o depois do amor.

Apesar de “brega” para muitos, o amor realmente muda a vida, transforma seres. Ele nos faz pessoas melhores. Provei disso e sei o que estou falando. O amor é, e sempre será, a força geradora da humanidade. As pessoas são tão descrentes deste sentimento porque experimentam a sua versão mais desprezível: a paixão. Elas confundem paixão, desejo e luxúria com amor. Amor transcende a tudo isso. Amor é querer bem, sentir-se bem, tornar a si mesmo melhor. Os românticos, mas só os verdadeiros românticos, me entenderão. O livro é exatamente isso.

Por hoje é só. Obrigado Marcos! E vocês, o que acharam da entrevista dele?

9 comentários:

  1. Que lindo isso...o Marcos é um grande poeta que admiro demais. Muito feliz por ele, parabéns pela entrevista!

    (http://www.spiderwebs.com.br) <3

    ResponderExcluir
  2. Que bela entrevista desse escritor que é o Marcos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Blog.
    Muito bom mesmo.
    Passe no meu, se gostar siga e eu irei seguir de volta claro,
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Marcos com livro quase publicado? Opa,está na hora d'eu me dedicar também!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mallu.
    Não conheço o trabalho do Marcos, mas pela entrevista dá para perceber que ele ama o que faz, o que já diz muito sobre ele.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Amei a entrevista!

    Sou fã do Marcos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista! Principalmente o último parágrafo. Fiquei extremamente curiosa por causa do livro!

    ResponderExcluir

Nada de jogar as suas opiniões pela janela!
Comentários são sempre bem vindos. Se expresse, mas seja respeitoso.

Beijo da garota que não defenestra ideias.