5 de junho de 2012

Sobre meus filmes preferidos

Vi uma lista como essa na Jeniffer e gostei tanto que resolvi fazer também.

Adquiri uma paixão por filmes faz algum tempo, quando passei a assistir filmes antigos. Me encantei completamente ao mergulhar neste universo. Os filmes me conquistaram tanto que hoje vê-los se tornou um dos meus piores – ou seria: melhores (?) – vícios. Foi muito difícil decidir quem entraria nesta lista, se eu fosse por todos os que eu queria ela ficaria grande demais. Então aqui estão apenas alguns dos meus filmes preferidos:

De volta para o futuro


Acredito que esse filme seja a cara dos anos 80. É divertido, tem uma trilha sonora incrível, personagens marcantes e uma história jovem e cativante.  É aquele tipo de filme que você não se cansa de ver e na minha  humilde opinião um dos melhores filmes feitos com a temática viagem no tempo. Amo como os detalhes são colocados no filme e amo que aquele simples papel em que a garota do Marty anota o número dela seja o que vai permitir que ele descubra como voltar para o futuro.

Gattaca


Uma vez meu professor mencionou esse filme na aula de ciências e eu nunca mais esqueci. Só a pouco tempo que consegui assisti-lo e achei incrível. A história se passa em um futuro onde os humanos são criados geneticamente em laboratórios, as exceções a essa regra são considerados como inválidos. Imperfeitos, sujeitos a doenças diversas como nós hoje e portanto inválidos para ocupar os altos cargos na sociedade. É aí que entra a história de um homem - inválido - que não se sujeita a essa regra e supera todos os obstáculos para alcançar o seu objetivo. Apesar de se passar no futuro, a ambientação, o figurino, os automóveis, tudo evoca uma atmosfera antiga que encanta ainda mais.

O Show de Truman


Não sou fã dos filmes do Jim Carrey, mas nesse ele conseguiu me conquistar. É uma comédia original com tempo suficiente para reflexão. Uma sátira aos reality shows, uma critica a mídia que tenta e consegue moldar a mente do telespectador desavisado, e além disso, uma critica ao próprio telespectador. Lembro-me de assisti-lo pela primeira vez quando criança e a cena em que - SPOILERS -  o Truman sai pela porta do "céu", a gigante cidade cinematográfica, ter ficado gravada em minha memória me fazendo procurá-lo mais tarde.

Sociedade dos poetas mortos


Me emocionei demais com esse filme, mas especificamente com essa cena. A história de um professor que ensina muito mais do que apenas uma matéria a seus alunos, os ensina a pensar por si mesmos e a transgredir regras ditas como certas. Os ensina a aproveitar o dia. Sim, Carpe Diem, my captain.

Forrest Gump


Tem como não se encantar pela história de Forrest? E daí que ele tem um Q.I abaixo da média? Acho incrível como eles associam os grandes acontecimentos do mundo com a vida do humilde e cativante Forrest. Uma vida cheia de altos e baixos que trazem belas lições. Sem contar que a atuação de Tom Hanks é tocante por si só.

Cantando na Chuva


What a glorious feeling! O meu musical preferido de todos os tempos. Já perdi a conta de quantas vezes já vi, ri, cantei e me emocionei com Cantando na Chuva. Gene Kelly e seu guarda chuva formam um dos pares mais perfeitos da história do cinema. O filme não possui nada de complexo, é simples e divertido como poucos, e talvez por isso, consiga ser inesquecível. 

Bonequinha de Luxo


Acho a Audrey Hepburn diva, não nego. Seus filmes não são perfeitos, mas a Audrey consegue fazê-los de um jeito tão especial que me fascina. Bonequinha de Luxo é provavelmente o mais conhecido dela, um clássico cheio de charme e delicadeza. A verdade é que eu me identifico com alguns dilemas da Holly e do seu gato sem nome. (Alguém aí cantarolou Moon River?)

Casablanca



Rick Blaine e o seu cinismo são inesquecíveis, assim como Ilsa e Sam - que podia tocar de novo pra mim "As Time Goes By" quantas vezes ele quisesse. (rs) A história é maravilhosa, nem vou comentar. Se você não viu, digo simplesmente que veja. 

Star Wars


É claro que eu não poderia deixar de falar de Star Wars né? A trilogia clássica é nada mais nada menos do que isso: Clássica. Com tantas outras sagas mais atuais por aí é difícil falar de Star Wars, é difícil ser fã de Star Wars, ninguém mais tem a Força, todo mundo só ouviu falar daquele cara do lado negro, e pronto. Eu sou apaixonada por estes personagens e por essa história que atravessa gerações. 

Luzes da cidade


Tarefa árdua é essa de escolher um entre os filmes de Chaplin. Mas escolhi esse porque sempre me emociono nessa cena, não importa quantas vezes assista. O Vagabundo que fez de tudo pela florista cega é finalmente visto por ela e reconhecido. É comovente. Divertido também em outras cenas, como na cena da luta e a sua dança coreografada. Sim, também rio todas as vezes. Enfim, com certeza um dos meus preferidos.

Gente, mil perdões pelo tamanhão desse post. Me empolguei demais! Se você chegou até aqui agradeço a sua presença, mas já pode sair porque os créditos finais já estão subindo. ^^

Sua vez: Quais os seus filmes preferidos?

11 comentários:

  1. Nossa, amei seus filmes. Bom...eu ainda não vi nenhum, mais espero poder ver. Meus filmes favoritos? São muitos, gosto de clássicos como Ghost e Dirty Dancing ... e romances como Antes que termine o dia e Ps:EU te amo - filmes assim são bons paara assistir com a pessoa que amamos + uma pipoca e um refri : não há nada melhor! Um dia faço essa tag também, hehehe AMEI , s2


    Beijao, spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  2. hummmm que lista seleta hein? meu preferido tbm é De volta para o Futuro! Todos eles!!!
    bjao!
    opinandoemtudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mallu,

    Tudo bem? Que lista sensacional! Gosto de tantos filmes que magoaria se fizesse uma lista, pois seria até deselegante com diretores que nunca me conhecerão, mas tenho tanto respeito, que prefiro ficar com essa lista, já quase infinita.

    Todavia, dos listado, tenho uma adoração por Sociedade dos Poetas Mortos, pois foi minha referência no campo profissional.

    Bom feriado.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  4. Ola L.
    Que bela lista de filmes hein? Misturando clássicos com outros filmes mais modernos.

    Desses, o que mais gosto é a trilogia de volta para o futuro, já vi mil vezes e não canso de ver. O show de Truman e a série Stars Wars também me atraem bastante!

    Ficou muito legal assim como o da Janiffer que também li.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  5. Mallu sempre cheia de clássicos *_* Dignos. E Chaplin, meu bem, porque não fizeram clones seus? *_*

    ResponderExcluir
  6. Awn, que legal que resolveu fazer um post como o meu *O* Amo saber os filmes favoritos das pessoas, confesso. Só clássicos aí hein?! De volta para o futuro me fascina, mas nunca cheguei a ver direito os filmes, acho que se parar um dia para ver, vou ter como meu favorito também <3 Bonequinha de Luxo é um amor de filme *O* Eu ainda hoje vi uma parte do Show de Truman, vi esse filme quando menor também e nunca esqueci ele, foi o filme que me fez ter menos antipatia com o Jim, depois vieram Sim,senhor e O todo poderoso,rs.
    Tenho curiosidade em ver Forrest Gump *o*

    Enfim, deixa eu sair aqui,rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Mallu
    Muito legal o post, talvez eu faça um também igual (kkkkkk). Eu amo Sociedade dos poetas mortos, quando eles sobem na cadeira e gritam "capitão meu capitão", eu assisti no cinema, é eu sou velhinha (kkkk) e De volta para o futuro é da minha época também, mas meu preferido é Meu querido presidente, mas tenhos muitos como a Lú Sta Rita disse, porque assisto muitos filmes.
    Bjão e um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Mallu.
    ótimos os filmes da tua lista, dela eu só não vi Bonequinha de Luxo e Casablanca.
    Existem filmes que, não importa quanto tempo passe, sempre ficarão em nossa memória.
    Eu não sei dizer quais são os meus filmes preferidos, já que são vários, mas eu citaria todos do Chaplin, Wall-E, trilogia do Poderoso Chefão, Cassino, Matrix e Pulp Fiction.
    E concordo contigo, acho que quem assiste ou lê algo apenas para criticar não pode ser feliz, e pior, fica desejando a infelicidade aos outros.
    Ainda bem que não conheço ninguém assim.
    Abraço, Mallu.

    ResponderExcluir
  9. Ótima lista. Os clássicos como sempre dominado aqui né? \o/ Os meus preferidos são tantos que é difícil fazer uma lista aqui, mas alguns você já citou: Casablanca, Cantando na Chuva, Bonequinha de Luxo... Gosto muito desses filmes, Bonequinha de Luxo principalmente. Audrey Hepburn tem um espaço só dela em meu coração.
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. é uma pena que 6 da sua lista eu não tenha assistido.
    mas, é bem verdade que os filmes antigos são bem mais charmosos.

    ResponderExcluir
  11. Tem um meme assim por aí, não tem?
    Enfim, amei suas escolhas. Alguns deles ainda não assisti, mas dos que assisti, gostei.

    Bonequinha de Luxo é tão lindo. *-* A primeira vez que o vi o achei meio fora de contexto, mas sei lá, Audrey faz com que ele seja tão encantador... Ai, ai...

    Acho que o único que eu desgosto é Star Wars (não, eu não gosto de Star Wars, e sim, eu sei que isso é estranho).
    De volta pra o futuro é ótimo. Até hoje me divirto muito (re)assistindo esse filme.

    O show de Truman é um dos meus preferidos de sempre. É incrível como esse filme é bom. *-*
    Adorei a lista.

    Beijo!
    http://miasodre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nada de jogar as suas opiniões pela janela!
Comentários são sempre bem vindos. Se expresse, mas seja respeitoso.

Beijo da garota que não defenestra ideias.